06/05/2015

Título do Projeto
“Expressão Corporal: Arte que transforma”

Área de atuação
Arte e educação

Descrição do Projeto

Partindo do pressuposto de já se obter um conhecimento sobre as condições socioeducacionais dos atendidos, o projeto “Expressão Corporal: Arte que transforma” desenvolverá um conjunto de ações de incentivo à arte por meio da expressão corporal visando o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes. Nesse sentido, pretende-se contratar profissionais que possibilitem o contato com as mais variadas formas de artes, pois é necessária para a efetiva formação dos cidadãos atendidos, aja visto que há uma grande demanda educacional formativa e preventiva que favorece o fortalecimento de vínculos familiares, adequação da auto estima e perca da timidez por meio das apresentações culturais.
A educação para a arte é fundamental na base de toda atividade formativa do cidadão, serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção de parâmetros de linguagem e desconstruções de conceitos e ideias considerando sempre o educando como sujeito da própria história.
Sendo assim, os atendidos terão contato com as atividades artísticas variadas que lhes proporcionarão o desenvolvimento humano e intelectual, sensório-motor e habilidades artísticas criadas e contadas de formas integradora, artística e criativa que represente e resignifique a realidade em que estão inseridos diretamente no mundo. Ou seja, a partir de seu contexto social, de sua história de vida e das atividades do projeto os atendidos poderão co-desenvolver e criar formas de expressões artísticas.
Em sala, as atividades serão organizadas pelos educadores contratados que possibilitarão leitura, interpretação, compreensão de bibliografias sobre expressão corporal e por meio de atividades, após a compreensão do texto expresso pela escrita, os atendidos elaboração atividades a serem apresentadas. Essas atividades serão desenvolvidas com muita criatividade na sala de dança e com os equipamentos e materiais adquiridos pela viabilidade do projeto, tais como: livros de expressão corporal e esporte, barra de alongamento, meia calça infantil e adolescentes, collants infantil e adolescentes, camiseta, sapatilha, shorts com elásticos, saia transpassada, calça corsário, sandálias e sapatos, maquiagem, prendedor, tiara e rendinha de cabelo, collants com saia de tule, macacão, meias, vestidos, bambolê, fitas coloridas, cadeiras dobráveis, bastão dobrável, colchonetes, flores de plástico, camisetas, fantasias, mascaras, tecidos, 10 bolas de futsal, 02 traves, 2 redes de quadra, 1 rede de vôlei, 2 bolas de vôlei, 5 bolas de basquete, 4 jogos de uniformes esportivos (2 M infantil e 2 P infantil), 10 petecas, 20 m de carda, dentre outros produtos afins.
Adquirindo esse material os atendidos poderão trabalhar e desenvolver ainda mais suas habilidades artísticas, o que possibilitará oportunidade e desenvolvimento integral dos mesmos podendo desenvolver suas aptidões, tal qual dos grandes artistas nacionais e internacionais.
Após a leitura e estudo da bibliografia, absorção do conteúdo, reflexão sobre os mesmos serão criados teatros, coreografias, paródias, poesias, redações, dentre outros serão apresentados em espaços públicos, tais como: teatro Rondon Pacheco e Municipal, Festival de Dança do Triangulo, escolas municipais e estaduais, faculdades públicas e privadas e organizações da sociedade civil. Em todas essas apresentações será divulgado amplamente o nome do patrocinador, por meio de banner, folder, e o Informativo Mensal da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis O Educador.
O projeto será realizado nas dependências da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, rua Iraque, bairro Laranjeiras e terá início em março no lançamento dos projetos e encerramento na 15ª  Mostra Cultural na qual terá ampla divulgação.
                                                                                                         
Objetivo Geral

Desenvolver crianças e adolescentes por meio da expressão corporal e esportiva percepções sensoriais, a fim de possibilitar a adequação da auto estima e fortalecimento de vínculos sócio - familiares para promoção do desenvolvimento humano, social e cidadão.

Objetivos Específicos
Aguçar o potencial artístico e criativo dos atendidos;
Promover o desenvolvimento das habilidades humanas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de cultura;
Estimular o desejo e a criatividade pela arte;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, mímicas e em outras linguagens corporais;
Compreender a linguagem corporal;
Possibilitar o crescimento intelectual, humano e artístico;
Ampliar as experiências de arte em grupo e individualmente;
Incentivar a elaboração e declamação de poesias;
Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem corporal;
Utilizar diferentes linguagens (desenhos, teatros, contos, mímicas e fantoches) como meio para produzir, expressar e comunicar as idéias absorvidas;
Permitir a construção de opiniões sobre diferentes assuntos, alargando a visão de mundo, e atribuição de sentido e significado a realidade social em que está inserido;
Propiciar compreensão do corpo com o espaço;
Promover critica a valores preestabelecidos;
Incentivar, trabalhar sensações, sentimentos e praticas esportivas;
Possibilitar que utilizem da criatividade para transmitir o conhecimento agregado.
Proporcionar aos atendidos através da expressão artística oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

                                                                      
Justificativa
A Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis é uma Organização Não Governamental - ONG, fundada pela Congregação das Escolas de Caridade, sub sede da Associação Antonio e Marcos Cavanis, entidade de Assistência Social e socioeducativa executa projetos de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e ECA e tem a missão de “acolher, proteger, educar e promover com amor, crianças, adolescentes e jovens, assegurando direitos fundamentais e valores essenciais para o seu desenvolvimento integral” e atende diariamente 150 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 15 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino, onde são oferecidas oficinas que procuram contemplar todo o individuo, procurando formá-lo em sua totalidade.
Percebendo que as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
O projeto “Expressão Corporal: Arte que transforma”, justifica sua aprovação porque efetiva com propriedade a junção entre expressão corporal e cultural, cumprindo assim como uma das principais finalidades da educação, a saber: promover o desenvolvimento e crescimento intelectual e social mediante a compreensão e transformação de sua realidade, pois se percebe que a realidade atual vem afastando cada vez mais os atendidos do mundo artístico e cultural.
Em segundo lugar, continua as atividades já realizadas na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis desde 2000, com o fundador da instituição, Irmão Bessa, que recolhia material reciclável, lixo para adquirir livros, incentivar a leitura e a melhoria da escrita, atividades de promoção humana e cidadania.
Para dar continuidade a este importante trabalho reconhecido “pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na área de promoção social em prol do desenvolvimento do município”, faz-se necessário que a instituição busque resgatar o valor da cultura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A criança e adolescente deve perceber que a cultura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sendo assim, este projeto se torna relevante, pois é sabido que, do hábito da vivencia cultural dependem outros elos no processo de educação.
Por fim, resta salientar que a aprovação deste projeto, além de possibilitar a compra de material educacional para a instituição, permitirá dar maior amplitude as atividades que vem se constituindo e se aprimorando no curso dos últimos anos e que por sua vez, já obtivera em diversas ocasiões, seu reconhecimento assinalado.                                                   

Público Alvo
As 150 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 15 anos e 11 meses, seus familiares e a comunidade do bairro Laranjeiras e adjacentes.

Abrangência do Projeto
O presente projeto “Expressão Corporal: Arte que transforma”, abrangerá o município de Uberlândia, por meio de apresentações culturais em escolas, faculdades e associações bem como na 13ª Cultural.
O projeto iniciará no mês de maio.
As atividades de leitura e interpretação e criação artística acontecerão na sala de dança e as respectivas atividades de criação de histórias e teatros dar-se-á nas salas de aula propriamente dia.
As terças e quintas com duração de 03 (três) horas, serão desenvolvidas em sala, com os respectivos educadores.
Apresentação cultural aos colaboradores em escolas, associações, faculdades e prefeitura em datas a seres confirmadas.
Apresentações nas quintas-feiras na 5º Cultural (manhã e tarde) por meio de teatros, poesias, paródias, mímicas, dança e etc, para os atendidos, educadores, colaboradores e voluntários.
Apresentação das atividades culturais na 15ª Mostra Cultural que mostrará tudo o que fora feito, produzido e realizado.
                                                                                                           
Cronograma de Atividades

Etapa/Fase     Especificação                           Início            Término

1          Organização e montagem                      05/2015           05/2016
2          Apresentação                                         06/2015           05/2016
       
             
PLANILHA FINANCEIRA
Mai.
R$ 10.116,00
Ago.
R$ 5.444,00
Nov.
R$ 5.444,00
Mar.
R$ 5.444,00
Jun.
R$ 5.444,00
Set.
R$ 5.444,00
Dez.
R$ 5.444,00
Abr.
R$ 5.444,00
Jul.
R$ 5.444,00
Out.
R$ 5.444,00
Fev.
R$ 5.444,00
Mai.
R$ 5.444,00
TOTAL
R$ 70.000,00
PLANILHA DE GASTOS
Educador
R$ 20.000,00
Material de dança
R$ 39.999,90
Material esportivo
R$ 9.000,00
Material divulgacional
R$ 1.000,00
                                     
Continuidade no projeto
O projeto terá continuidade após o apoio de verbas do Ministério Público, com os educadores e voluntários da instituição utilizando o material adquirido e apresentando as atividades na 5ª Cultural, laboratório educacional interno, nas mostras culturais e em escolas, faculdades, colaboradores financeiros da casa, atividades que já executamos e que serão otimizados.


Plano de divulgação
Informativo O Educador (edição mensal), redes sociais (site, blog e facebook), cartazes, folder e bilhetes.

Equipe do projeto

Representante legal da instituição:
Franco Allen Somensi
Idealização, elaboração e coordenação:
Edvaldo Sant`Ana Lourenço
Coordenação:
Esmeralda Quimalha Laurenço da Silva e Edvaldo Sant`Ana Lourenço
Educador físico e coreógrafo
Marcelo Rosa Cardoso

Clayton de Pádua